Lagoa foi palco de uma ação conjunta de monitorização de resíduos

A Câmara Municipal de Lagoa, através do Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa (CEFAL), no âmbito da celebração do Dia Mundial do Ambiente, realizou uma Ação Conjunta de Monitorização de Resíduos junto a Linhas de Água, em Água de Pau.

Este ano, por forma a comemorar o Dia Mundial do Ambiente, as Nações Unidas decretaram o tema “Acabe com a Poluição por Plástico”. Conforme os dados da United Nations Environment Programme (UNEP) de 2018, todos os anos, o mundo usa 500 bilhões de sacos de plástico, e pelo menos, 8 milhões de toneladas de plástico acabam nos oceanos.

De salientar que, participaram nesta ação conjunta, diversas entidades, nomeadamente a Associação Ecológica Amigos do Calhau, GNR – Serviços de Proteção Natureza e Ambiente, Direção de Serviços dos Recursos Hídricos e Ordenamento do Território, Parque Natural de Ilha e o Presidente da Junta de Água de Pau.

De seguida, a convite do Parque Natural de São Miguel, o CEFAL associou-se a uma ação de limpeza num troço da ribeira junto à Rua dos Barrancos, em Água de Pau, acompanhada por uma equipa de Vigilantes da Natureza.

Para a Câmara Municipal de Lagoa, é fundamental que, o Dia Mundial do Ambiente seja celebrado, em conjunto com as entidades, principalmente para consciencializar a comunidade, por forma a evitar que, as ribeiras, lagoas e oceanos sejam poluídos com plástico, essencialmente por este ser o habitat de numerosas espécies.

De relembrar que, o Dia Mundial do Ambiente foi instaurado em 1972, sendo que, a sua celebração a 5 de junho, marca o dia em que teve início a Conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente. Desse modo, anualmente, diversas ações positivas de proteção e de preservação do ambiente são realizadas.

DL/CML

Categorias: Local

Deixe o seu comentário