Lagoa leva a efeito ações para melhorar estacionamento nas zonas balneares

É já no próximo dia 16 de junho que tem início a época balnear no concelho de Lagoa. Um dos ex-líbris da cidade de Lagoa, as Piscinas Naturais, receberão, este ano, os galardões “Bandeira Azul”, “Praia Acessível”, “Praia Saudável” e “Qualidade de Ouro”. Igualmente galardoada com a Bandeira Azul, a zona balnear da Caloura, terá a abertura oficial também no mesmo dia.

Em declarações ao Jornal Diário da Lagoa, a Presidente da Câmara Municipal de Lagoa admite que o número crescente de turistas que se registam na ilha também se sentem no concelho.

Cristina Calisto adianta que a autarquia está a tomar algumas medidas para garantir que a presença dos turistas no concelho seja feito dentro da normalidade, com referência para as zonas balneares, mais especificamente para o Porto da Caloura e as Piscinas da Lagoa, zonas de referência e muito procuradas.

A autarca recorda que, este verão, no complexo de piscinas, que sofreram obras de beneficiação, é solicitado aos condutores que tenham sensibilidade no estacionar e usar os espaços criados para tal, para que não continue a haver a tendência de sobrecarregar as zonas no complexo que torna a condução automóvel bastante complicado.

Cristina Calisto dá o exemplo do parque de estacionamento no Porto dos Carneiros que, muitas vezes, está vazio e há uma sobrecarga de automóveis junto ao complexo de piscinas. “Apela-se ao uso dos espaços para evitar constrangimentos que possam trazer contratempos às próprias pessoas”, daí que a autarquia tomará algumas medidas para que a situação possa melhorar.

Quanto ao Porto da Caloura, a autarquia alugou um terreno que servirá para parque de estacionamento e irão evitar que os carros também estacionem em cima os passeios, reduzindo o espaço da faixa de rodagem, e para que o trânsito seja feito de forma giratória, tudo para garantir que, em caso de urgência, possa ser feito o socorro com a maior brevidade.

Na zona da Baixa da Areia outras medidas vão ser também implementadas, com o condicionamento da circulação automóvel, com recurso a policiamento, para garantir disciplina no estacionamento e circulação automóvel.

Cristina Calisto diz que estas medidas servirão para que os utentes das zonas balneares possam usufruir dos espaços em segurança e com condições de bem-estar em total normalidade, usufruindo assim da totalidade da oferta balnear na Lagoa.

A Presidente da edilidade apela assim ao cumprimento por parte das pessoas destas medidas para que a época balnear possa decorrer da melhor forma, sem registos.

DL

Categorias: Local

Deixe o seu comentário