Lagoa participa no Encontro Nacional de Conselhos Municipais de Juventude

© CML

Durante dois dias, 23 e 24 de abril, a autarquia de Lagoa marcou presença no A3: Encontro Nacional dos Conselhos Municipais de Juventude que decorreu “exclusivamente online”, revelou a entidade municipal em nota de imprensa enviada às redações.

De acordo com a autarquia, estiveram presentes os conselheiros Marta Arruda, Carlos Resendes e Pedro Tavares que, a partir do Salão Nobre do Convento de Santo António e “reunidos com as devidas medidas de segurança, colaboraram ativamente nos trabalhos de grupo, que permitiram a troca de opiniões e experiências entre técnicos e jovens a nível nacional”.

O primeiro dia esteve reservado à elaboração de um diagnóstico nacional, seguindo-se a elaboração de uma carta intitulada “A3: 10 ideias para melhorar os Conselhos Municipais de Juventude”. Houve, ainda, oportunidade para conversar com os presidentes da direção da Federação Nacional de Associações Juvenis e do Conselho Nacional da Juventude.

No segundo dia, para além da conclusão dos trabalhos, partilhas das conclusões e oficinas digitais, decorreu o Encontro Nacional de Vereadores de Juventude, onde a vereadora com o pelouro da Juventude, Albertina Oliveira, marcou presença.

Albertina Oliveira, enalteceu que “este tipo de eventos de partilha de soluções para problemáticas comuns revelam-se como essenciais para o enriquecimento e melhoria da relação entre jovens, técnicos municipais e decisores políticos com reflexo inegável a nível do desenvolvimento de políticas de juventude a nível local”.

O encontro junta jovens, decisores políticos e técnicos municipais na cocriação de uma carta com 10 ideias para melhorar os Conselhos Municipais de Juventude e uma bolsa de projetos para pôr ideias em prática.

O evento contou com uma mensagem do Presidente da República e mobilizou cerca de 270 participantes e 90 municípios a nível nacional.

DL

Categorias: Local

Deixe o seu comentário