Lavadeiras da Vila de Água de Pau – reconstituição histórica

No âmbito das celebrações das Jornadas do Património e a convite por parte da Câmara Municipal de Lagoa, a associação “OS QUIRIDOS” da Vila de Água de Pau, irá levar a efeito no dia 9 de setembro pelas 16:00 horas uma reconstituição histórica sobre as lavadeiras.

O local escolhido será nos antigos lavadouros, onde no passado foi uma construção de extrema importância indo ao encontro da necessidade da população, porque antes desta construção, as lavadeiras usavam as várias ribeiras espalhadas pela vila.

A mesma reconstituição contará com cerca de cem figurantes contando com a participação da população da Vila de Água de Pau, várias instituições culturais e atores convidados.

A cena apresentar será o dia da inauguração do recinto a 3 julho de 1948, onde nesta 

data a Vila de Água de Pau prontificou-se para fazer a festa, receber o Sr. Governador do Distrito Autónomo, Aniceto dos Santos a convite do presidente da Camara da Lagoa o Sr. Carlos Bicudo de Medeiros, estando também presentes várias individualidades da altura, desde a antiga Junta Geral, Junta de Freguesia, Clero, figuras importantes do concelho, desde a Atalhada à Ribeira Chã, fazendo parte dos visitantes o Sr. Agnelo Ávila Vasconcelos, inspetor administrativo, presentemente em visita aos Municípios rurais desta ilha.

Toda a reconstituição será baseada em registos, textos e fotografias facultados por Roberto de Medeiros, um grande defensor das inúmeras histórias da vila de Água de Pau.

Com esta reconstituição, pretendemos lembrar e relembrar aos mais novos e até às pessoas que por lá passaram, fazendo daquele local um registo de extrema importância da luta diária de sobrevivência dos populares da altura.

Atualmente os antigos lavadouros destina-se a ser um espaço museológico preservado graças às entidades locais.

Para este evento a associação “OS QUIRIDOS” contou com o apoio da Camara Municipal da Cidade de Lagoa, Junta de freguesia de Água de Pau, Grupo Jovem Pauense, Animadores do Divino e população da Vila de Água de Pau.

DL/JBC

Categorias: Local

Deixe o seu comentário