Loja do Museu de Lagoa – Açores abre no final do mês

FOTO DR

No próximo dia 27 de novembro, pelas 17h00, irá abrir, no convento de Santo António, em Santa Cruz, a loja do Museu de Lagoa – Açores. O espaço vai disponibilizar ao público uma série de produtos que ilustram a diversificação da oferta cultural do concelho, patente nos seus Núcleos Museológicos, bem como a capacidade artística dos seus bonecreiros e outros criadores regionais.

Para esta época de Natal que se avizinha e para embelezar os presépios tradicionais, todos os interessados poderão adquirir, na loja, figuras de presépio de vários bonecreiros lagoenses, nomeadamente de António Amaral, Fátima Varão, João Arruda, José Morais e Rui Borges.

A tradição da arte bonecreira recebeu um importante impulso na Lagoa, com a abertura das fábricas de cerâmica na segunda metade do século XIX. Essa arte popular notabiliza-se através do fabrico de pequenas figuras em barro, representadas nos presépios tradicionais. A Lagoa, apelidada de “cidade presépio”, através dos seus artesãos lagoenses, ainda hoje, mantém viva a arte bonecreira, criando figuras únicas.

Estarão, igualmente, disponíveis na loja do Museu de Lagoa-Açores, novas linhas de louça tradicional da Lagoa desenhadas pelo artista plástico Filipe Franco, que foram produzidas pela Cerâmica Vieira, no âmbito do projeto Reinventar a tradição – Do Artesanato à Contemporaneidade, sendo o mesmo promovido pela Câmara Municipal de Lagoa.

Poderão, ainda, ser adquiridos adereços decorativos, da autoria de Dinina Design e de Isabel Roque; copos da designer Maria Pedro Olaio; trabalhos em espadana de Maria de Lurdes Couto; objetos em vime de Gilberto Tavares Róia; trabalhos têxteis de Ana Quintas, Lurdes Oliveira e Cooperativa de Artesanato “Lagoa Vale a Pena”; bem como, diversos produtos de merchandising da autarquia.

A Loja do Museu de Lagoa-Açores ficará aberta das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30, no horário de inverno, sendo que, no período de Natal, abrirá, igualmente, das 15h30 às 20h30 nos dias 8, 18, 19, 26, 27 de dezembro e 2, 3 e 10 de janeiro.

DL

Categorias: Cultura

Deixe o seu comentário