Maura Ponte assume direção do Centro Social e Cultural do Cabouco

crianças centro social cultural cabouco

Maura Pacheco Ponte assumiu a 02  de julho, a presidência do Centro Social e Cultural do Cabouco, no concelho de Lagoa.

Numa nota de apresentação de cumprimentos de início de funções, a nova presidente do centro refere dar continuidade aos projetos da instituição, iniciados pela anterior presidente, Anabela Silva Calisto.

Na nota de agradecimento enviada aos Pais e Encarregados de Educação, Maura Pacheco Ponte aproveita a oportunidade para agradecer o apoio e colaboração que a nossa instituição, tem vindo a receber destes, o que segundo diz, muito tem contribuído para o seu bom funcionamento e desempenho do centro.

O Centro Social e Cultural do Cabouco é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, que celebra a 11 de abril de 2014, 15 anos de existência.

Com sede em Praceta D. Amélia, no Cabouco, em honra à sua benemérita, a Dona Amélia Faria e Maia ofereceu o terreno à freguesia do Cabouco e, posteriormente, com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa, edificou-se a instituição. Há já algum tempo que a comunidade do Cabouco aspirava por um projeto desta índole, pois, do ponto de vista sociocultural, esta freguesia, não apresentava atividades de animação, não existindo, anteriormente, um espaço, onde as crianças/jovens e idosos pudessem conviver e divertirem-se.

Até agosto de 2005, decorreu o Projeto Porto – Ser Criança, que procurou a integração familiar e socioeducativa de crianças em risco de exclusão e marginalização social e familiar, numa perspetiva de prevenção e atuação precoce, promovendo condições adequadas para o seu desenvolvimento global e para o exercício pleno da sua cidadania.

Em 2006, este projeto deu lugar a algumas das atuais valências da instituição, que têm Acordo de Cooperação, com o I.S.S.A.

Neste mesmo ano, o edifício sofreu obras de ampliação, permitindo aumentar o número de crianças, na sala de C.A.T.L., bem como melhorar as instalações sanitárias e a cozinha.

O Centro Social e Cultural do Cabouco tenta manter o espírito dos seus fundadores e dirigentes, acompanhando a evolução da sociedade, criando e desenvolvendo respostas para as variadas solicitações que vão surgindo. 

Atualmente, encontra-se à disposição da população do concelho, em especial para a freguesia do Cabouco, as valências de C.A.T.L (Cabouco e Água de Pau), Animação de Rua, Clube de Informática e Centro de Dia e de Convívio de Idosos.

DL/CSCC

Categorias: Local

Deixe o seu comentário