Museu de Lagoa e Centro Cultural da Caloura promovem atividade educativa

© CML

O Museu de Lagoa-Açores, numa parceria com o Centro Cultural da Caloura – CCC, realizou uma ação educativa destinada a alunas da área de Turismo da Escola Secundária de Lagoa e da Câmara do Comércio a realizar estágio no Museu de Lagoa, anunciou hoje a autarquia.

De acordo com nota de imprensa enviada às redações, esta ação inseriu-se em serviço educativo e de mediação cultural no âmbito de uma exposição, apresentada virtualmente ao público no mês transato, intitulada “CCC (a)dentro – desenhos in situ de Alexandra Baptista”.

As destinatárias da ação foram recebidas por Conceição Vieira, do CCC, seguindo-se um enquadramento por parte do Museu de Lagoa sobre a iniciativa e a importância do espaço no turismo cultural. O momento foi aproveitado para focar o papel que as futuras profissionais terão na promoção de um turismo que divulgue e valorize espaços da índole do Centro Cultural da Caloura, sendo que este tem a particularidade de fazer uma simbiose entre a natureza e a arte, com obras de arte patentes no jardim, como são o caso das de José Nuno da Câmara Pereira, Luís França, José Maria França Machado e Ricardo Lalanda.

Seguiu-se a ação dinamizada por Alexandra Baptista que mediou a visita ao Centro destacando algumas obras, focando a ligação de umas com as outras e referenciando alguns dos autores. No final, os presentes puderam apreciar os desenhos que integraram a exposição virtual de desenhos da autoria de Alexandra Baptista, realizada no âmbito do Dia Internacional dos Museus e intitulada CCC (a)dentro – Desenhos in situ.

Alexandra Baptista é formada em Belas-Artes, professora do ensino secundário e urbansketcher. A urbansketcher considera o CCC “encantador a todos os níveis, sendo um espaço muito particular, intimista que, não sendo de grandes dimensões, apresenta uma coleção diversificada e relevante”.

A coleção patente no CCC foi escolhida por Tomaz Borba Vieira, artista plástico, fundador e gestor do referido espaço.

DL

Categorias: Cultura

Deixe o seu comentário