Natal celebrado na Lagoa com diversas atividades

© CML

O programa de Natal, previsto para este ano, iniciou-se, na Lagoa, a partir do dia 1 de dezembro, e finaliza as festividades desta quadra, no dia 8 de janeiro.

À semelhança dos anos anteriores e respeitando todas as normas de segurança para fazer frente à situação pandémica, a autarquia lagoense vai promover algumas atividades alusivas à quadra natalícia.

O dia 7 de dezembro, marca, oficialmente, o arranque das festividades, com a abertura da iluminação de Natal da cidade de Lagoa, que irá iniciar, na praça de Nossa Senhora do Rosário, às 18h00, seguindo-se da atuação da Fanfarra do Agrupamento de Escuteiros nº 1290 de Santa Cruz, que percorrerá diversas ruas, desde logo, o Largo de Sainte-Thérèse; a Rua 25 de Abril; a Praça de Nossa Sra. do Rosário e a rua Dr. José Pereira Botelho.

Às 18h30, o Coro Infantil do Centro de Atividades de Tempo Livres de Lagoa irá atuar, seguindo-se, às 19h00, do Grupo de Cantares Vozes do Monte Santo e do Grupo Som do Vento. Este dia encerra com a atuação da Fanfarra do Agrupamento de Escuteiros 798 do Cabouco, que percorrerá a Rua 25 de Abril e a Praça de N. Sra. do Rosário.

No feriado, dia 8 de dezembro, o jardim do convento de Santo António, na freguesia de Santa Cruz, irá acolher, a partir das 18h00, a abertura do Presépio Tradicional de Emanuel Maré, vencedor da 30ª edição do Concurso de Presépios, organizado pela Câmara Municipal de Lagoa. De igual modo, dar-se-á a abertura do Núcleo Museológico do Presépio de Lagoa- Açores e do Presépio das Grutas, com a atuação dos Sax´n´Fun e do Grupo de Cantares Tradicionais de Santa Cruz, pelas 19h00. Neste mesmo dia, irá decorrer o tradicional Concursos das Montras, organizado pelo Núcleo de Empresários da Lagoa – Nelag, e que conta com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa.

No sábado, dia 11 de dezembro, todos os interessados poderão assistir, no cineteatro lagoense Francisco D´Amaral Almeida, na freguesia de N. Sra. do Rosário, à audição de Natal da Academia Musical de Lagoa – Açores, pelas 17h00, sendo que, este ano, a audição decorre por duas vezes, marcando, também, o dia 18 de dezembro, pelas 16h00.

Já no domingo, dia 12 de dezembro, às 17h00, o cineteatro lagoense irá acolher o concerto Solidário promovido pela Banda Sétima Geração.

Por seu turno, a Associação Grujola irá animar, musicalmente, as ruas do concelho lagoense, no dia 18 de dezembro, a partir das 18h30, sendo que, no dia 19 de dezembro, pelas 20h30, o cineteatro lagoense irá albergar o concerto do Orfeão de N. Sra. do Rosário.

No dia 26 de dezembro, por forma a assinalar o 25º aniversário do Grupo de Cantares Tradicionais de Santa Cruz, realizar-se-á a Cantata de Natal, às 20h30, no salão nobre do convento de Santo António, na freguesia de Santa Cruz.

No dia 8 de janeiro, às 20h00, na igreja de Nossa Sra. do Rosário, com o Ciclo de Cantatas promovido pela Associação Musical Johann Sebastian Bach e, às 21h00, a igreja de N. Sra. dos Anjos, em Água de Pau, acolhe o concerto de Ano Novo pelo Grupo Coral de São José.

A autarquia salienta, ainda, que todos os eventos natalícios poderão estar sujeitos a alterações face à evolução da situação pandémica, e os mesmos estão sujeitos ao cumprimento de todas as regras associadas à prevenção do covid-19.

DL

 

Categorias: Local

Deixe o seu comentário