Nicho de Nª Sª da Graça passa a ser gerido pela Paróquia do Rosário

O Nicho de Nossa Senhora da Graça, situado na Freguesia do Rosário, passa a ser gerido pela Paróquia de Nossa Senhora do Rosário. Este Nicho, sem proprietário específico, tem sido mantido por algumas pessoas desde que foi criado na década de 60 do Séc. passado.

Segundo a historiadora Susana Goulart Costa, a fundação do Nicho, invocado a Nossa Senhora da Graça está diretamente relacionada com o início da Guerra Colonial, tendo em 1963, o lagoense José Vieira tomado a decisão de construir um nicho que apelasse à Graça de Nossa Senhora, para salvar os soldados envolvidos na Guerra Colonial.

A obra de José Vieira, que nunca se assumiu como seu proprietário, foi inaugurada a 8 de dezembro de 1963, sendo que, entre a data da sua inauguração e o final da Guerra Colonial, a manutenção do Nicho terá sido assegurada pelo prórpio José Vieira. A partir de 1975, a sua gestão passou a ser efetuada pela empresa Andrade & Irmão Lda, embora não fosse a entidade proprietária. Nos inícios da década de 1980, esta empresa realizou algumas pequenas obras no Nicho, criando um arco gradeado defronte da reentrância inicial, de forma a proteger mais eficiente o espaço original, que ocasionalmente era alvo de furtos.

Com o recente encerramento da empresa, levantaram-se preocupações no que respeita ao futuro do mesmo e à escultura que o habita, a qual necessita de restauro, o que passa agora a estar assegurado, com a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário a assumir a gestão deste espaço.

DL

Categorias: Local

Deixe o seu comentário