Ninguém sai da Povoação durante os próximos 14 dias

PSP procedeu ao bloqueio das vias de acesso à Povoação.
Foto: DL

O cordão sanitário foi decretado este domingo, 29 de março e vai durar até ao dia 13 de abril. O mecanismo foi accionado pelo Governo dos Açores, em articulação com o Representante da República no arquipélago e por recomendação das autoridades de saúde da Povoação e da Região, uma medida inédita no arquipélago.

Elementos da PSP fazem o controlo, durante o dia e durante a noite, dos acessos ao concelho. Depois de chegados às barreiras de segurança [que a foto acima ilustra],  dezenas de carros tiveram de regressar, este domingo, depois de serem impedidos de avançar pela polícia. Apenas os residentes são autorizados a entrar no concelho mas ficam sem a possibilidade de poder sair durante os próximos 15 dias. 

Os cerca de 6 mil habitantes da Povoação, distribuídos pelas 3 freguesias, vão estar confinados ao local onde se encontram. 

No comunicado emitido este domingo, o Executivo açoriano determinou interditar a circulação e permanência de pessoas na via pública naquele concelho, exceto para deslocações necessárias e urgentes, devidamente autorizadas pela Autoridade de Saúde Regional.      

Foram verificados casos de transmissão local na Povoação tendo sido necessário proceder “à contenção de mobilidade da população para permitir a identificação dos contactos próximos dos casos positivos, com vista à respetiva colheita de amostras biológicas para análise laboratorial”, avança a nota.

A Autoridade Regional de Saúde (ARS) explica, também em comunicado, que a aplicação de um cordão sanitário é “fundamental para a proteção da saúde pública”, tendo surgido “necessidade de conter a população da Povoação no seu concelho, onde, nas últimas 24 horas, foram registados vários casos positivos pelo novo coronavírus”.

A ASR alerta que “o não cumprimento do período obrigatório de quarentena constitui crime de desobediência e, como tal, será apresentada queixa dos infratores às autoridades judiciais”.

De acordo com a ASR, São Miguel tem 13 casos positivos do novo coronavírus num total de 43 em todo o arquipélago.

DL

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário