O Natal na cidade de Lagoa

Várias centenas de pessoas deslocaram-se, dia 1 de dezembro, à cidade de Lagoa para assistir à iluminação de Natal do concelho e à inauguração da pista de gelo ecológica, transformando a noite de domingo num momento de partilha e de convívio natalício.

Esta aposta camarária, uma novidade para esta cidade, deu outro brilho à época natalícia que agora se inicia e que contou com a presença das numerosas pessoas, onde crianças, jovens e adultos deslocaram-se à praça de Nossa Senhora do Rosário para disfrutar de um momento diferente e de convívio familiar.

A pista de gelo em causa é ecológica, amiga do ambiente, na medida em que não tem qualquer consumo de energia elétrica para a sua refrigeração, nem  consumo de água, já que terá gelo sintético. Não será cobrado qualquer custo para usufruir da pista de gelo, devendo apenas obedecer às regras que serão impostas pelos funcionários de apoio à pista, nomeadamente no que diz respeito ao controle de entrada e saída da pista, bem como na entrega e devolução de patins e capacetes. O tempo de patinagem será entre 10 minutos, no período de maior afluência pública e/ou 20 minutos no tempo de menor adesão, sendo que a pista apresenta uma capacidade máxima para 20 pessoas a patinar, e tem 160m2. 

Para além da pista de gelo e da iluminação de Natal, todos os presentes puderam usufruir de uma atuação do coro infantil do CATL “O Borbas” e de um espetáculo musical protagonizado pelo Clube de Patinagem de Santa Cruz, sendo que a presença das diversas barraquinhas natalícias permitem divulgar o artesanato, gastronomia e tradições locais.

Igualmente na mesma noite, foi inaugurado o presépio nas grutas do convento de Santo António, em Santa Cruz, onde a tradição lagoense, da arte bonecreira, fica exposta numa mistura entre duas artes, uma tradicional e a outra contemporânea. A realização deste projeto foi da autoria da arquiteta Sónia Pereira.

Por seu turno, o Orfeão de N. Sra. do Rosário, com a participação da Associação Musical de Lagoa, fizeram com que este domingo fosse vivido com todo o espírito e a magia de Natal por parte das diversas famílias presentes na cidade de Lagoa.

DL/CML

Categorias: Local

Deixe o seu comentário