Orçamento Participativo Jovem arranca na Ribeira Grande

FOTO CMRG

A Câmara da Ribeira Grande deu início à segunda edição do Orçamento Participativo Jovem com o propósito de reforçar as iniciativas municipais de promoção e desenvolvimento do exercício da cidadania, bem como o envolvimento e participação dos cidadãos jovens nas decisões das políticas públicas.

A apresentação desta edição esteve a cargo da vereadora Cátia Sousa que explicou que esta é “uma “ferramenta de aprendizagem de participação cívica junto dos jovens e um símbolo da importância da participação dos cidadãos na sociedade democrática.”

Ao manter a aposta no projeto a edilidade pretende “proporcionar aos jovens do concelho a possibilidade de apresentarem ideias para as suas preocupações, despertando neles o espírito crítico”, acrescentou Cátia Sousa.

A vereadora defendeu que através do Orçamento Participativo Jovem será possível “adequar as políticas públicas municipais às necessidades e expetativas da juventude e aumentar a transparência da atividade da autarquia, o nível de responsabilização dos eleitos e da estrutura municipal, contribuindo todas para o reforço da qualidade da democracia.”

O Orçamento Participativo Jovem está dividido em duas categorias escolar e  concelhia. No escolar poderão participar, exclusivamente, estudantes do concelho e será restrito à área interna de uma ou mais escolas públicas do concelho; no concelhio poderão participar todos os jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos.

Orçado em 100 mil euros, o Orçamento Participativo Jovem contempla 60 mil euros para o concelhio e os restantes 40 mil euros serão repartidos igualmente pelos projetos vencedores a nível escolar. As áreas de intervenção definidas são infraestruturas de apoio às políticas de juventude; educação/formação, cultura; desporto; ambiente e saúde e emprego.

As sessões participativas nas escolas decorrerão até 31 de outubro, decorrendo até 30 de novembro a fase de apresentação de propostas que serão votadas entre 4 e 31 de janeiro próximo. Os vencedores serão anunciados na primeira quinzena do próximo mês de fevereiro.

DL

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário