Pe. Silvano deixa a Paróquia do Rosário e da Atalhada

Teve lugar este domingo, dia 19 de agosto, a última Eucaristia celebrada pelo Pe. Silvano Vasconcelos na Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Recorde-se que o Pároco irá servir, a partir do próximo mês de setembro, na diocese de Portalegre-Castelo Branco.

Na Eucaristia deste domingo, na qual marcou presença o Pe. Nuno Maiato, Pároco da Matriz de Lagoa, o Pe. Silvano agradeceu por tudo o que a comunidade deu ao longo destes anos.

Em declarações ao Jornal Diário da Lagoa, após 12 anos ao serviço da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário e 7 na Senhora das Necessidades na Atalhada, o Pe. Silvano Vasconcelos diz que começa agora uma nova etapa, um novo desafio, sendo que, nestes 12 anos na Lagoa, foram muito gratificantes. “Foram muito ricos, quer pelo que foi feito de bom, e que se fez de menos bom e que serviu para repensar estratégias, métodos de trabalho, e aperfeiçoar, corrigir, foi tudo muito bom.

Segundo recordou, um Padre é-o a tempo inteiro, não apenas a part-time, como algumas pessoas afirmam, “os mais insensatos assim dizem, o que não tem lógica. Um Padre em qualquer circunstância da dimensão vida, está presente o sacerdócio de Cristo, que foi dado pelo sacramento da ordenação àquele que o recebeu, somos outros Cristos em qualquer circunstância da vida, quer seja no altar, na rua quer, seja na reunião, no convívio, ou jantar, temos o dever uma postura condicente com o mistério que nos foi confiado”.

Falando sobre esta sua passagem pela Lagoa, o Pároco recorda o que sentiu, e de forma genérica, algo que deixa marca, sendo o que diz ser a própria imagem de marca da Lagoa que, na generalidade e nas várias faixas etárias, o povo é genuinamente bom, colaborante, com orgulho da sua terra, da sua gente e da sua Igreja, e é o que mais lhe impressiona e que leva consigo.

“Mesmo os mais praticantes, passando por aqueles que são menos praticantes, mas por ai não deixam de ser boa gente, são altamente respeitadores, são entusiastas, gostam de saber da vida da Igreja e do se u pároco, e isso fascina-me, acho que é uma imagem de marca que caracteriza esta paróquia do Rosário e Atalhada”.

Segundo o Pe. Silvano, a única razão de se ir à Igreja, tem que residir em Jesus Cristo, “Ele é que é o motivo, o atrativo pela qual eu me deixo guiar, se eu devo ir, é por Ele, se não vou, devo-me interrogar porque, encontrando as verdadeiras razões da fé e da religião”.

Outro destaque que recorda é a envolvência da Catequese, tanto no Rosário como na Atalhada, sendo esta o motor principal da vida paroquial, que é a escola da fé e que toca a infância, a adolescência, e os próprios adultos, sendo transversal a todos.

“Vejo a Catequese com muita gratidão e orgulho, uma vez que ambas se regem pelo mesmo estilo de funcionamento, quer no horário das catequeses que está intimamente ligado ao horário as celebrações eucarísticas, o que faz com que as crianças possam ir à Catequese e depois possam participar na Eucaristia, o que nos dá uma alegria imensa e consciência plena de dever cumprido e da satisfação por exercer o ministério da catequese”, realçou.

Na sua despedida, o Pe. Silvano Vasconcelos deixa uma palavra de imensa gratidão aos paroquianos, por aquilo que foram e fizeram em prol da comunidade, da Igreja e do próprio Pároco. “Cresci muito, aprendi, amadureci com o contributo de todos, sem deixar ninguém para trás. Quer com todos os que privei mais ou menos, todos me deram uma mensagem de afeto, de estima, de respeito”. È esse mesmo respeito e sentimento que enaltece e agradece, pedindo para que continue a ser sempre a imagem de marca típica deste povo.

O Pe. Silvano chegou a esta Paróquia com 30 anos, os mesmos que o novo Padre, a quem deixa uma mensagem para que seja um bom pastor, à Imagem e semelhança de Cristo, e se assim for, será muito feliz, e vai ter uma presença muito longa na comunidade, porque tem condições para tal. “Esta é uma terra francamente boa, com gente boa e acredito que o Pe. Nelson irá encontrar aqui uma boa família e será bem acolhido, disso não tenho dúvida”.

DL

Categorias: Local

Deixe o seu comentário