Plantação de árvores endémicas em São Miguel é mais uma evidência do compromisso dos Açores em atingir a neutralidade carbónica

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas participou, em São Miguel, na plantação de uma centena de árvores endémicas dos Açores junto à lagoa artificial das Contendas, numa iniciativa coordenada pela IROA que é mais uma evidência do compromisso dos Açores em atingir a neutralidade carbónica e a adoção de princípios de desenvolvimento sustentável no arquipélago.

O governante destacou que esta iniciativa está integrada no âmbito da Cartilha de Sustentabilidade dos Açores, promovida pelo Governo Regional, que visa apoiar a implementação de metas e compromissos de desenvolvimento sustentável, envolvendo vários setores de atividade.

A IROA, S.A. é uma das várias entidades aderentes da Cartilha, sendo que, além da plantação de árvores, comprometeu-se a reduzir em 10% o consumo energético até 2020, através da substituição de lâmpadas de halogénio por LED e sensibilizar para o uso consciente de água agrícola, diminuindo, por essa via, o desperdício.

João Ponte referiu ainda que também já foram tomadas, no âmbito da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, iniciativas tendo em vista a sustentabilidade e a neutralidade carbónica, destacando a criação de um grupo de trabalho, envolvendo parceiros do setor, para definir um plano especifico para a agricultura e florestas.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário