Ponta Delgada avança com concurso de ideias para a requalificação do centro da cidade

© CMPD

A Câmara Municipal de Ponta Delgada (CMPD), em parceria com a Secção regional dos Açores da Ordem dos Arquitectos, vai avançar com o lançamento de um concurso de ideias para o projeto de requalificação do centro da cidade, anunciou a autarquia.

A garantia foi dada pelo presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, na sequência de uma reunião com o presidente da Secção regional dos Açores da Ordem dos Arquitectos, Nuno Costa, e o vogal Filipe Mota, na qual interveio ainda o vereador e arquiteto, Marco Resendes.

Na sequência da reunião, foi dada a nota de que, numa primeira fase, haverá um momento de partilha de experiências com especialistas na área em apreço e de auscultação da própria população, num processo que se pretende o mais consensual possível, garante a CMPD. Posteriormente será lançado o concurso propriamente dito.

Enquanto decorrerá o processo e até à concretização do projeto, vão ser promovidas ações pontuais de urbanismo ativo com vista a dinamizar a cidade e a torná-la o mais atrativa possível, garante a autarquia.

“Estamos perante uma oportunidade de ouro para marcar a cidade e o seu desenvolvimento, afirmando-a como uma referência a nível nacional e europeu não só do ponto de vista urbanístico, mas também ambiental”, afirma o presidente Pedro Nascimento Cabral.

O autarca considera premente encontrar novas formas de habitar o espaço urbano para que este não seja apenas um local de passagem, sendo que o diálogo com a Ordem dos Arquitectos é fundamental nesta reflexão sobre o desenvolvimento urbano de Ponta Delgada bem como no delinear dos caminhos a seguir.

DL

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário