‘Por Ti e Contigo’ dá início a um projeto ambicioso, desafiante e congregador

“Cabe à Juventude Socialista dos Açores estar perto dos jovens – ouvi-los, perceber as suas preocupações, as suas visões e as suas ideias e, com eles, adaptar-se às evoluções dos tempos e arranjar soluções conjuntas para ultrapassar os desafios do futuro”, afirmou este sábado o Presidente da JS/Açores.

Vílson Ponte Gomes, que falava no XIV Congresso Regional da JS/A, durante a apresentação da Moção Global de Estratégia: ‘Por Ti e Contigo’, da qual é o primeiro subscritor, sublinhava assim “o começo de um novo projeto ambicioso, desafiante e congregador que, a partir daqui, Por Ti e Contigo, queremos fazer”.

“É urgente falar sobre aquilo que tem impedido milhares de jovens, de encontrar na política um canal para a afirmação dos seus anseios, dos seus problemas e das suas ideias e dos seus projetos para a Região”, afirmou.

Considerando ainda a urgência de se reinventar a ação política, adequando-a aos desafios atuais, no sentido da transformação da sociedade para o progresso, Vílson Ponte Gomes, sublinhou o compromisso da JS/A em aumentar a participação política dos jovens, sendo, para tal, prioritário “continuar a mobilizar o nosso esforço, o nosso capital de responsabilidade e de participação no debate sobre o nosso futuro coletivo”.

Para fomentar a participação e a cultura política dos jovens, como elementos chave para manter viva a democracia, o líder da juventude socialista referiu ainda o papel central que a escola pode assumir, defendendo “a introdução de um programa abrangente de educação política no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário”.

Além do mais, anunciou ainda a realização de debates abertos para discutir a atualidade que acontece no País, na Região, no concelho ou freguesia, despertando assim o interesse dos jovens pelo envolvimento e desenvolvimento das suas ideias e pela participação política.

DL/JS

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário