Projetivo educativo Éduca destinado a todos no Natal

IMAGEM CML

A Câmara Municipal de Lagoa está a realizar, pela primeira vez, o projeto Natal do Éduca, direcionado à comunidade local e escolar com o objetivo de promover o entretenimento, o conhecimento das tradições e a educação não formal, no âmbito da época natalícia.

Este projeto divide-se em duas ações, sendo que a primeira visa a participação de todas as escolas do concelho, que incluam turmas do 3.º e 4.º ano de escolaridade, através do concurso do Conto de Natal do Éduca, e uma segunda que passa pelo lançamento de diversos desafios natalícios destinados a um público infantojuvenil.

O principal objetivo deste projeto, é o reconhecimento da mascote e promoção dos projetos “Aprender com o Éduca” e “Éduca em Casa” junto dos munícipes e estudantes, através da estimulação da criatividade e manifestação artística, e proximidade da autarquia com toda a comunidade.

O concurso do Conto de Natal do Éduca terá dois métodos de avaliação, nomeadamente uma votação online, via Facebook, direcionada a toda a população, que irá decorrer do dia 14 de dezembro até ao dia 4 de janeiro de 2021, e outra, que ficará a cargo de um júri composto para o efeito. Este último, fará, igualmente, a sua avaliação, em que a originalidade e a criatividade da história; a criatividade das ilustrações; a incorporação da mascote Éduca; a adequação ao tema – Natal e a mensagem transmitida, serão tidos em conta.

Desta feita, todas as escolas interessadas em participar, deverão submeter o seu Conto de Natal, até ao dia 11 de dezembro, através do seguinte endereço de e-mail: educacaoecultura@lagoa-acores.pt.

A classificação final do Conto de Natal resultará do somatório dos pontos obtidos pela classificação do público e do júri, sendo que, um computador portátil será entregue à escola vencedora, seguindo-se de um dispensador de desinfetante com a mascote do Éduca incorporada para o segundo classificado e de seis exemplares de livros do Plano Nacional de Leitura, para o terceiro lugar.

Nos dias 1, 4, 7 e 10 de dezembro, serão lançados, nas plataformas digitais da edilidade, quadro desafios destinados às famílias lagoenses, em que cada participante irá receber um kit inspirado no Natal do Éduca, composto por uma mochila; um estojo; um caderno; um lápis; um conjunto de etiquetas, e uma bola de natal.

O primeiro desafio consiste na decoração de um bolo de Natal, em pasta de açúcar, seguindo-se de decorações para a árvore de Natal, com o auxílio de pasta de moldar. A terceira atividade passa pela construção de luzes de Natal, em cartolina. Já a última iniciativa proposta à comunidade, é a realização de um boneco de neve aromático.

São admitidos a participar na iniciativa intitulada #educalagoa, apenas, famílias residentes no concelho, sendo que, os participantes deverão realizar os quatro desafios divulgados. O comprovativo da execução de todas as atividades, em formato de fotografia ou vídeo, que demonstre a versão realizada pelas famílias, deverá ser enviado, até ao dia 16 de dezembro, para o seguinte endereço de e-mail: educacaoecultura@lagoa-acores.pt. Simultaneamente, os participantes deverão partilhar nas redes sociais da autarquia, Facebook, Twitter e/ou Instagram, uma fotografia de cada desafio, com o seguinte hashtag: #educalagoa.

DL

Categorias: Local

Deixe o seu comentário