Recolha de embalagens vazias no setor agrícola continua a crescer nos Açores

Segundo o Diretor Regional da Agricultura a recolha de embalagens vazias no setor agrícola aumentou 25% nos Açores entre 2016 e 2017, considerando que é um resultado que estimula a administração regional a prosseguir com ações de sensibilização para que seja atingido antecipadamente no arquipélago o objetivo de 60% de retoma, previsto a nível nacional para 2021.

“Temos boas razões para estar satisfeitos ao constatar a relevante adesão que tem sido alcançada nos Açores, onde se verificou um aumento de embalagens vazias recolhidas, em 2017, de cerca de 3.400 quilos”, salientou José Élio Ventura, que falava numa sessão de esclarecimento promovida pela Valorfito e pela Secretaria Regional da Agricultura e Florestas sobre a gestão de embalagens e outros resíduos na agricultura.

José Élio Ventura disse que a gestão de embalagens e outros resíduos no setor agrícola é uma responsabilidade social de vários agentes, envolvendo os agricultores, as cooperativas, os comerciantes, as autarquias e a administração regional.

Apesar dos resultados alcançados nos Açores, o Diretor Regional salientou que a administração pública mantém um forte empenhamento na sensibilização de todos os agentes para assegurar o ritmo de crescimento verificado entre 2012 e 2017, “período em que os pontos de retoma mais que duplicaram e a taxa de recolha passou de 6,5% para cerca de 46%”.

O Diretor Regional da Agricultura frisou que será dado “um novo impulso” junto de todos os operadores, muito particularmente dos agricultores, de modo a alertar e sensibilizar para a obrigação legal de proceder à devolução das embalagens vazias, através de contacto direto e pessoal dos Serviços de Desenvolvimento Agrário, via SMS ou recorrendo a outros meios de comunicação e divulgação.

José Élio Ventura destacou o exemplo da cooperativa agrícola UNICOL pelo prémio que recebeu na categoria das empresas que revelaram o maior crescimento na retoma das embalagens em dois anos consecutivos.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário