Recolher da Procissão na festa de Nossa Senhora dos Anjos

A comunidade da Vila de Água de Pau e muitas centenas de populares de outras localidades, turistas e emigrantes encheram de novo a Praça Nova e o adro da Igreja, para assistirem à recolha e posterior saída da imagem para se acenderem as luzes que decoram a fachada da igreja de Água de Pau.

Antes, milhares de pessoas participaram e assistiram à Procissão que percorreu várias ruas da vila de Água de Pau, no dia em que se comemora a Assunção de Nossa Senhora ao céu, uma tradição católica onde recorda que aquando da morte de Virgem Maria, esta foi transportada em corpo e alma até aos céus.

Na Vila de Água de Pau a tradição mantém-se e, no final da procissão, o Padre João Furtado iniciou alguns cânticos marianos acompanhado pelos fieis e «coros» da paróquia, procedendo-se depois à Mensagem do Bispo das Bermudas, que este ano presidiu ás cerimónias.

A Festa em honra da Senhora dos Anjos é uma festa de verão que reúne milhares de pessoas nesta vila, da costa sul de São Miguel, fortemente marcada pela emigração.

Nesta altura do ano, a vila enche-se de colorido para honrar a sua padroeira. Durante a procissão solene a imagem da Senhora dos Anjos, juntamente com mais de uma dezena de andores enfeitados pelas famílias da comunidade, percorre as principais ruas da freguesia e vai recebendo ofertas em dinheiro, atirado em argolas, decoradas com flores, que são enfiadas no braço da imagem que está erguido na vertical.

Além deste gesto, é também prática comum enfeitarem-se as janelas e as ruas com flores naturais.

Recorde-se que esta é uma tradição católica celebrada anualmente a 15 de agosto. Assim, a festa da Assunção para o céu da Virgem Maria é celebrada como a “Solenidade da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria” pelos católicos.

Em Portugal, no dia 15 de agosto celebram-se romarias e festas religiosas em várias localidades. Esta é uma festa maior na Igreja. A missa deste dia faz uma referência especial à mãe de todos os cristãos, desde a homilia às orações próprias dedicadas à Santa.

Este dia da Assunção de Nossa Senhora é feriado em Portugal. 

Nossa Senhora é considerada a rainha de Portugal, estando ligada aos principais acontecimentos da história da independência de Portugal.

DL/ foto e video (c) Roberto Medeiros

 

Categorias: Local

Deixe o seu comentário