Região com 60 novos casos, a maioria em São Miguel

SARA SOUSA OLIVEIRA / DL

Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas 60 novos casos de covid-19, a maioria na ilha de São Miguel, enquanto que 30 pessoas recuperaram da doença, mas há mais três pessoas internadas este sábado, 9 de janeiro.

De acordo com o boletim diário da Autoridade de Saúde Regional, foram detetados nas últimas 24 horas “52 novos casos positivos” de covid-19 “em São Miguel, sete na Terceira e um nas Flores”, decorrentes de “1.694 análises nos laboratórios de referência da região e de um número indeterminado realizado em laboratórios privados”.

No caso de São Miguel, 17 dos novos casos são “resultantes de seis novas cadeias de transmissão apuradas nas últimas 24 horas, sendo cinco na Ribeira Grande e uma em Vila Franca do Campo”.

Foram ainda detetados seis casos positivos “resultantes do rastreio em curso nas escolas de Vila Franca do Campo e Rabo de Peixe”.

Nas últimas 24 horas 30 pessoas recuperaram da doença, das quais 26 em São Miguel, três na Terceira e uma nas Flores.

Há 21 pessoas internadas nos Açores, mais três do que na sexta-feira.

De acordo com a Autoridade de Saúde dos Açores, 18 doentes estão internados em São Miguel, no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, (três em Unidade de Cuidados Intensivos – UCI) e três na Terceira, no Hospital de Santo Espírito, em Angra do Heroísmo (dois dos quais em UCI).

Os Açores têm 91 cadeias de transmissão ativas, 80 das quais em São Miguel, nove na Terceira, uma no Faial e uma em São Jorge.

A Autoridade de Saúde dos Açores adianta que a existência de uma cadeia ativa na ilha de São Jorge, “onde à data de hoje não existem casos positivos, deve-se ao facto de o último elemento que integra esta cadeia” ter sido transportado para o Hospital de Santo Espírito da Terceira, “prevendo-se que a situação seja temporária”.

Até este sábado já foram “extintas 105 cadeias (a última das quais em Angra do Heroísmo nas últimas 24 horas)”, é ainda referido no comunicado da Autoridade de Saúde açoriana.

Os Açores têm 651 casos positivos ativos na região, sendo 601 em São Miguel, 44 na Terceira, três nas Flores e três no Faial.

Foram detetados até hoje na região 2.490 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, verificando-se 22 óbitos e 1.722 recuperações.

Lusa / DL

Categorias: Saúde

Deixe o seu comentário