Regiões são fundamentais na construção do futuro da Europa

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas defendeu, em Patras, na Grécia, que as regiões são “fundamentais” para a construção do futuro da Europa.

Rui Bettencourt, que falava no âmbito da Assembleia Geral da Comissão Intermediterrânica da Conferência das Regiões Periféricas e Marítimas da Europa (CRPM), onde proferiu uma comunicação sobre o futuro da Europa e a ação da CRPM, sublinhou que as regiões têm “um papel chave e um papel fundamental” para ajudar a resolver os desafios com que a Europa se defronta atualmente.

Para o titular da pasta das Relações Externas, “as regiões devem mobilizar-se”, considerando que “este é o momento da mobilização das regiões europeias”, apelando, por isso, à sua ação numa altura em que a Europa enfrenta uma série de desafios, “muitos deles vitais para a União Europeia” e que é fundamental resolver.

Neste âmbito, o Secretário Regional considerou que “a CRPM deve ter um papel particular a desempenhar”, porque tem o ‘know how’ e as sinergias para fazer face a várias questões que a Europa enfrenta, como a economia azul ou as questões migratórias, áreas em que tem já trabalho desenvolvido.

O Secretário Regional com a pasta das Relações Externas defendeu que a União Europeia deve continuar a assentar nos valores do humanismo e da solidariedade, que estão na base da Europa desde o Tratado de Roma e que têm permitido à Europa atravessar o maior período de paz da sua história.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário