Resgatado tripulante em alto mar ao largo da ilha das Flores

© AMN

Um homem de 54 anos, de nacionalidade filipina, que se encontrava a bordo do navio mercante Golar Celsius, foi resgatado esta quarta-feira, 22 de setembro, pelas 10h40, quando o navio com bandeira das ilhas Marshall ia a navegar a cerca de 512 milhas náuticas (948 quilómetros) a oeste da ilha das Flores.

O tripulante apresentava sintomas de insuficiência respiratória e revelava estar a necessitar de cuidados médicos imediatos.

“O navio Viana do Castelo foi prontamente empenhado para o local, tendo disponibilizado uma equipa de saúde para prestar todos os cuidados médicos necessários até à evacuação por via aérea” segundo o comunicado da Autoridade Marítima nacional.

Na quinta-feira, 23 de setembro, pelas 17h15, o tripulante foi evacuado ao largo da ilha das Flores, pela aeronave EH-101 da Força Aérea Portuguesa, tendo aterrado pelas 18h45 na Base Aérea das Lajes para ser transferido para o Hospital de Santo Espírito da ilha Terceira.

A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lajes (RCC Lajes) e o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU-MAR) é que coordenou todo o processo.

DL

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário