Resultados dos exames nacionais são “uma pequena grande vitória”

Avelino Menezes Secretario Educação Açroes

Os resultados dos exames nacionais, hoje conhecidos, referentes às disciplinas de português e matemática dos 1º e 2º ciclos, são “uma pequena grande vitória”, considerou o Secretário Regional da Educação e Cultura. 

Falando à margem dos trabalhos parlamentares, Avelino Meneses referiu que “as médias dos exames de português e de matemática do 4º ano do primeiro ciclo e do 6º ano do segundo ciclo, agora divulgadas, não correspondem aos resultados que nós nos debatemos, todavia, estas médias, não deixam de ser para nós uma pequena grande vitória”.

O governante entende que estas médias registam “progressos, comparativamente ao passado mais recente”.

Os resultados apurados nos exames nacionais efetuados por alunos dos Açores em 2015 indicam médias positivas em português e matemática no primeiro ciclo, 59% e 50% respetivamente, e no segundo ciclo registou-se uma média positiva de 52% a português e uma média negativa a matemática, em cerca de 40%.

Avelino Meneses referiu que estes resultados decorrem do esforço que “quotidianamente é desenvolvido pelos docentes nas escolas”.

“É a necessidade de aumentar e de melhorar cada vez mais estes resultados que nos moveu, por exemplo, a organizar o programa de combate ao insucesso escolar, o Pro-sucesso”, acrescentou.

Sobre as diferenças de resultados obtidos entre o ensino público e o ensino privado, Avelino Meneses referiu que acontece nos Açores o mesmo que acontece no continente.

DL/+central

Categorias: Educação

Deixe o seu comentário