RIAC disponibiliza adesão à Chave Móvel Digital

As lojas da Rede Integrada de Apoio ao Cidadão (RIAC) já disponibilizam, sem qualquer custo para os cidadãos, o serviço de ativação da Chave Móvel Digital (CMD), sistema inovador de autenticação que permite o acesso a diversos portais públicos e privados.

Este é um processo simples e rápido, que apenas requer que o cidadão se dirija a uma loja RIAC, fazendo-se acompanhar do seu Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade e do seu telemóvel ou possibilidade de acesso à sua caixa de e-mail.

No caso dos cidadãos estrangeiros, devem fazer-se acompanhar do passaporte e, igualmente, telemóvel ou acesso à respetiva caixa de e-mail, ficando a CMD ativa no momento.

A Chave Móvel Digital é um sistema inovador de autenticação que associa o número de telemóvel aos dados de identificação do cidadão, permitindo simplificar, em muito, o acesso a diversos portais – públicos e privados – como sejam, os sítios das Finanças ou Segurança Social, bem como o próprio portal de serviços da RIAC.

Nesse sentido, o processo de acesso aos referidos portais pode passar a ser feito, apenas, através do número de telemóvel e de uma senha única de quatro dígitos, sendo gerada uma chave de acesso, enviada ao cidadão por SMS ou e-mail, entre outras possibilidades.

Desta forma, deixa de ser necessária uma identificação e palavra-passe para cada portal, sendo que o processo de utilização da assinatura digital se realiza do mesmo modo.

Mais informações sobre este serviço, e de como aceder ao mesmo, estão disponíveis, também de forma gratuita, através da Linha Verde de Apoio ao Cidadão do Governo dos Açores – 800 500 501 – todos os dias úteis entre as 9h00 e as 22h30 bem como entre as 10h00 e as 22h30 todos os domingos e feriados.

A RIAC é um serviço público, na dependência da Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial, que se concretiza em todos os concelhos da Região, num conjunto de 54 lojas, na linha verde de apoio gratuita e no portal www.riac.azores.gov.pt.

Esta rede disponibiliza um vasto leque de serviços e conteúdos informativos em diversas áreas, assente numa proximidade da Administração Pública dos Açores com os cidadãos, a qual permite a racionalização, modernização e qualidade do atendimento e apoio da administração regional.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário