Ribeira Grande adere à campanha “Dê troco a quem precisa”

Arranca na próxima segunda-feira, 16 de dezembro, a campanha “Dê troco a quem precisa”, uma iniciativa de solidariedade que visa recolher fundos, em todo o país, para ajudar os mais carenciados no acesso aos medicamentos prescritos e não comparticipados.

As farmácias aderentes a esta iniciativa, que decorrerá até ao dia 25 de dezembro, vão convidar os seus utentes a doar ao programa Abem, o troco das compras efetuadas.

A campanha nacional também decorrerá na Ribeira Grande no seguimento da recente adesão da autarquia ao programa Abem, através de protocolo celebrado com a Associação Dignitude (que tem como parceiros promotores a Associação Nacional de Farmácias, a APIFARMA, a Plataforma Saúde em Diálogo e a Cáritas Portuguesa).

Assim, quem entender contribuir poderá fazê-lo nas farmácias Central (Conceição), Misericórdia (Conceição), Ribeirinha, Maia, Borges da Ponte (Rabo de Peixe) e Crispim Ribeiro (Pico da Pedra).

O total do valor angariado no território nacional reverterá a favor do Fundo Solidário Abem que é utilizado, em exclusivo, para aquisição de medicamentos por parte daqueles que mais precisam.

De acordo com a Associação Dignitude, um em cada dez portugueses não consegue comprar os medicamentos que lhe são prescritos.

O programa está presente em 121 concelhos de todos os distritos e regiões autónomas do país, assente numa rede de parcerias com entidades locais que referenciam as famílias em risco. Estas pessoas, quando se tornam beneficiárias do Abem, recebem um cartão para usar na farmácia e levantar os medicamentos de que necessitam, sem qualquer custo.

DL/CMRG

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário