Romeu Sousa vence última prova da Taça de São Miguel de Estrada

© DUARTE SOUSA

O jovem ciclista da Adega Mor-G.D.M.-CACB conquistou hoje a sua primeira vitória numa competição oficial. Álvaro Câmara das Fontinhas Activa/Promotora venceu a geral individual da Taça.

Às 10h00 em ponto desta terça-feira foi dada a partida para a quarta e última prova da Taça de São Miguel de Estrada de 2021, uma etapa em linha que levaria os ciclistas a percorrer 78,5kms até à meta instalada na difícil subida do Caminho Novo (PPA) em Santo António 2,1kms a 10,9% de pendente médio).

O pelotão rolou muito tranquilamente durante a primeira metade da corrida. A única tentativa de fuga foi encetada pelo sempre inconformado Roberto Gandarinho do CD Metralhas, embora com uma vantagem que nunca ultrapassou os 40s para o pelotão.

Na subida dos Ginetes para a Várzea o pelotão aumentou o ritmo e apanhou fugitivo. O grupo da frente foi perdendo elementos, tendo ficado reduzido a cerca de uma dezena de atletas, mas os principais candidatos não cederam. Foi assim que se chegou à entrada para os últimos 2 kms da etapa, com tudo por decidir.

Na primeira metade da subida do PPA, Álvaro Câmara impôs um ritmo muito forte, tendo rapidamente ganho um avanço de cerca de 17s para um trio perseguidor composto por Romeu Sousa, Roberto Melo da Bike Mais e José Afonso das Fontinhas Activa/Promotora. Num segundo grupo seguiam Milton Resendes da Seg-mento Bike Team e David Morais do CD Metralhas.

Foi sensivelmente a meio da corrida que Romeu Sousa começou a distanciar-se dos seus adversários, ao mesmo tempo que encurtava a distância para Álvaro Câmara que seguia isolado na frente. A cerca de 400m da meta dá-se a junção dos dois na frente da corrida.

Nos metros finais, Romeu Sousa conseguiu os metros de avanço necessários para garantir a primeira vitória numa competição oficial. Logo atrás cortava a meta o grande dominador desta competição, Álvaro Câmara, que este ano está a demonstrar um andamento de grande nível.

Nas restantes categorias em prova, um dos focos de interesse era a luta nos Masters 40. Nesse campo, Roberto Melo levou a melhor sobre David Morais, tendo sido o terceiro a cortar a meta, precisamente à frente de Morais.

Nos Masters 30, a vitória na Taça coube a Nuno Sousa da Bike Mais, enquanto que em Masters 50 o triunfo foi para José Afonso. João Bertoldo da Bike Mais venceu em Cadetes. Em termos coletivos venceu a equipa das Fontinhas Activa/promotora.

DL

Categorias: Desporto

Deixe o seu comentário