São Miguel regista três novos casos e a ilha do Pico dois

© D.R.

Os Açores contabilizam cinco novos casos positivos de covid-19 nas últimas 24 horas, sendo três em São Miguel e dois no Pico, anunciou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

Os casos detetados foram apurados de 338 análises realizadas em laboratórios de referência. 

De acordo com a Autoridade de Saúde açoriana, dos três novos caso registados em São Miguel, dois são referentes a viajantes, não residentes, um com rastreio positivo à chegada e outro com rastreio por sintomatologia, sendo o terceiro caso diagnosticado em contexto de transmissão comunitária.

No Pico, é criada uma nova cadeia de transmissão local primária na Madalena, onde se integram os dois casos positivos, estando por aferir a origem do contágio.

À data de hoje estão internados cinco doentes, todos no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, com dois em Unidade de Cuidados Intensivos.  

À data de hoje estão ativas no arquipélago seis cadeias de transmissão local primária, sendo três na Terceira, uma em São Jorge, uma no Pico e uma partilhada entre as ilhas do Pico e São Miguel. Até ao presente foram extintas 237. Em vigilância ativa estão hoje 361 pessoas.

Foram registadas três recuperações nos Açores nas últimas 24 horas.

O arquipélago regista presentemente 136 casos positivos ativos, sendo 113 em São Miguel, 16 na Terceira, três em São Jorge, dois no Pico, um no Faial e um na Graciosa. 

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 8.736 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 8.390 pessoas. Faleceram 42, saíram do arquipélago 94 e 74 apresentaram prova de cura anterior. Até ao presente realizaram-se no arquipélago 682.361 análises para despiste do vírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19.

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 30 de agosto, foram vacinadas nos Açores 166.966 pessoas com a primeira dose (70,6 por cento) e 171.510 com vacinação completa (72,5 por cento), no âmbito do Plano Regional de Vacinação.

DL

Categorias: Saúde

Deixe o seu comentário