Saúde e Prosperidade Económica

Catarina Rola
Nutricionista
A Sua Saúde Sempre

Na especialidade do comportamento alimentar e saúde mental, identificamos correlações importantes e úteis entre a alimentação e o humor. Além de interessantes, essas descobertas podem ser úteis para empregadores que podem usar as informações não apenas para aumentar a moral da equipa, como também aumentar a produtividade. Sendo Maio o mês no qual comemoramos o dia do trabalhador, parece-nos pertinente saber porquê priorizar uma alimentação sadia no seu local de trabalho.

Sabemos que os adultos que trabalham em tempo integral passam 60% das horas no local de trabalho. Durante esse tempo, em média, esses trabalhadores vão consumir um terço de sua ingestão calórica diária. Consumir um terço de suas calorias diárias em alimentos não saudáveis tem indubitavelmente um grande impacto na saúde mental e física, razão pela qual a nutrição no trabalho ganha tal destaque.

E porquê então cuidar a alimentação é tão importante, para ambas as partes?
Resumidamente, devido ao impacto positivo no humor, no bem estar e na produtividade dos funcionários. Ao encorajar ativamente os funcionários a um estilo de vida saudável e ativo, permitimos a redução dos níveis de stress, melhoria da moral, redução das ausências e otimização da produção e resultados no trabalho. Portanto, se um trabalhador for mais saudável, menos suscetível a doenças e mais alerta e mais enérgico, será hipoteticamente mais produtivo e, consequentemente, terá rendimentos mais elevados.

Assim sendo, podemos ainda afirmar que saúde e prosperidade económica andam de mãos dadas, pelo que, introduzir melhorias na nutrição e alimentação dos seus funcionários é um investimento que vale muito a pena.

Artigo publicado na edição impressa de maio de 2021

Categorias: Opinião

Deixe o seu comentário