Sofia Ribeiro promove debate sobre as práticas comerciais desleais na cadeia alimentar

Sofia-Ribeiro-Europa-Bruxelas

Teve lugar no Parlamento Europeu a iniciativa “Ensuring Fairness in the Food Supply Chain”, organizada pela Eurodeputada Sofia Ribeiro em parceria com a Copa-Cogeca (entidade representativa dos agricultores e cooperativas agrícolas europeias) com o objectivo de debater “o estado actual e o caminho a seguir nas relações ao longo da cadeia de abastecimento alimentar, pois chegam-me relatos muito frequentes de abusos da posição dominante por parte de algumas cadeias de distribuição em vários Estados-Membros pelo que importa agir de imediato” afirmou a eurodeputada.

Este evento surge numa altura em que os preços pagos aos produtores agrícolas estão, mais uma vez, a ser excessivamente pressionados pela crise criada pelo embargo russo e pelo fim das quotas leiteiras.

Em algumas situações, as grandes cadeias de distribuição e retalho fazem repercutir nos produtores a sua diminuição do preço de venda destes produtos.

Estes e outros aspetos, como os gravíssimos desequilíbrios na cadeia de distribuição alimentar, incluindo as práticas comerciais desleais, foram temas debatidos esta tarde em Bruxelas.

Para Sofia Ribeiro “para se ter uma cadeia competitiva é preciso aumentar a capacidade de intervenção de todos os seus membros, o que implica a necessidade de garantir o respetivo equilíbrio”.

A Eurodeputada acrescentou ainda ser certo que a Comissão Europeia tem lançado algumas iniciativas, mas estas não são suficientes. “Precisamos fazer mais. Considero que estamos a pensar na cadeia de abastecimento alimentar de uma forma errada, pois o objetivo não deverá ser como se conseguir preços ainda mais baixos para estes produtos, mas sim como poderemos promovê-los, valorizá-los e vendê-los de modo a que a sua qualidade se possa refletir no preço ao consumidor e por consequência no preço pago ao produtor”.

DL/GDPE

Categorias: Sem categoria

Deixe o seu comentário