‘Tarde da Diversidade’ – Festa intercultural para o lançamento da 4ª Edição do projeto “Tu existes, Tu contas”

Cartaz tu existes tu contas AIPA

A AIPA promove uma ‘Tarde da Diversidade’ para o lançamento da 4ª edição do projeto “Tu existes, Tu contas”, no próximo dia 27 de junho, sábado, a partir das 14 horas, no Salão dos Escuteiros, na rua da Mãe de Deus, em Ponta Delgada.

O programa do evento conta com o testemunho de mulheres imigrantes, com uma exposição do Mundo com objetos culturais de vários países, uma feira gastronómica com iguarias de diversas latitudes e, ainda, com música multicultural e com a atuação do Grupo Infantil de Folclore do Livramento.

A iniciativa terá, ainda, a participação e contributo de cerca de 11 mulheres de países como América, Angola, Brasil, Cabo-Verde, Cuba, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, República Dominicana e Ucrânia e conta com a presença especial do grupo ‘Cuidate’, um conjunto de mulheres do Centro Social e Paroquial da Fajã de Cima.

Com esta Tarde, a AIPA pretende fomentar e dar a conhecer o projeto “Tu existes, Tu contas”, promovendo e unindo a cultura de diversos países, uma atividade em que reinará a interculturalidade.

O projeto “Tu existes, Tu contas” surgiu em 2008, uma parceria entre a AIPA e a UMAR-Açores, numa altura em que se começou a verificar que a mulher imigrante, principalmente a desempegada e doméstica, se sentia isolada, dedicando-se, apenas, à esfera doméstica.

Facilitar a sua integração, quebrar este isolamento e criar laços reais de amizades foram os objetivos primordiais do projeto.

A iniciativa consiste, assim, num encontro quinzenal entre mulheres imigrantes e açorianas, onde partilham a sua cultura, dando a conhecer receitas culinárias, músicas, danças, histórias e línguas dos seus países.

Em todas as sessões há, ainda, o “livro viajante”, onde cada participante narra a sua história, o seu percurso migratório e uma receita típica do seu país que, geralmente, na sessão seguinte, traz cozinhada para que as colegas possam saborear e conhecer a sua gastronomia.

É intenção da AIPA elaborar, no final, uma publicação com o “livro viajante” que já conta com inúmeras histórias e receitas. Imigrantes ou açorianas, mulheres desempregadas, “donas de casa”, reformadas ou até estudantes, é nestes encontros que estas mulheres podem sair da sua rotina e ter tempo para pensar em si, refletir sobre diversos temas e partilhar a sua história.

A AIPA retomou o “Tu existes, Tu contas” em 2011 e 2012 e pretende, agora, prosseguir para a 4ª edição, cujo lançamento será marcado por uma festa intercultural.

A participação na ‘Tarde da Diversidade’ é gratuita e está aberta ao público em geral.

Segundo dados do SEF de 2013, residem na região 3 536 cidadãos imigrantes de cerca de 70 nacionalidades diferentes e, aproximadamente, metade (1746) são do sexo feminino.

DL/AIPA

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário