Temporada Artística traz a Cristina Taquelim à Lagoa

Cristina Taquelim

A Secretaria Regional da Educação e Cultura, no âmbito da Temporada artística irá promover, a 3 de julho na Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira, diversas atividades dinamizadas por Cristina Taquelim relacionadas com a promoção da leitura e valorização do património oral.

No programa de atividades a serem desenvolvidas, destaque para o workshop de mediação leitora, intitulado “Do ledor ao leitor”, que irá decorrer das 16h00 às 19h00. Trata-se de uma iniciativa gratuita, de índole formativa, destinada a profissionais que trabalham em contextos diversos a promoção da leitura, sobretudo junto do público infanto-juvenil. Esta atividade em específico pretende promover a reflexão sobre o conceito de leitor e de leitura, potenciar um “novo olhar” sobre o objeto livro, sobre o sujeito leitor e até experimentar novas estratégias de mediação.

Os interessados poderão inscrever-se através do endereço eletrónico Ricardo.ne.avila@azores.gov.pt ou pelo contacto de telefone 295 403 000.

Ainda no seguimento das atividades, e no mesmo dia, a partir das 21h00, a Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira, acolhe um Serão de Contos, destinado ao público em geral. Com esta ação, promovida pela Secretaria Regional da Educação e Cultura, pretende-se resgatar o hábito de contar estórias aos serões, num momento de partilha intergeracional. Saliente-se que a própria biblioteca tem, inclusive, promovido atividades deste cariz, realizando anualmente uma atividade semelhante, tendo trazido à Lagoa profissionais como António Fontinha, Anabela Cura, Joana Resendes e Valter Peres.

Ter a presença de Cristina Taquelim através da Secretaria Regional da Educação e Cultura na biblioteca do município lagoense, vem acrescentar valor às atividades desenvolvidas. Efetivamente, Cristina Taquelim é uma figura de referência no panorama nacional, reconhecida pelo trabalho que desenvolve a nível da mediação da leitura e narração. Licenciada em Psicologia Educacional e com Pós-Graduação em Ciências Documentais, exerce funções de técnica assessora da administração local na Biblioteca Municipal de Beja, e tem ainda apresentado diversas comunicações em colóquios e congressos sobre mediação e dinamizado oficinas nesta área. Participou igualmente em diversos encontros não só em Portugal, como também no Brasil, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Espanha e Argentina.

DL/CML

Categorias: Local

Deixe o seu comentário