Terceira com 13 novos casos e São Miguel com 12

FOTO DL

A Autoridade de Saúde Regional informou esta quinta-feira, 19 de novembro, que das 1.473 análises realizadas nas últimas 24 horas nos dois laboratórios de referência dos Açores, “foram diagnosticados 25 casos positivos de COVID-19, dos quais 12 na ilha de São Miguel e 13 na ilha Terceira, e registadas 12 recuperações, sendo uma na ilha de Santa Maria, sete na ilha de São Miguel, uma na ilha Terceira e três na ilha de São Jorge”.

No âmbito do rastreio realizado a quem chega à região, foi detetado um caso positivo na ilha Terceira, correspondente a um homem, de 25 anos, não residente na região, proveniente de ligação aérea com território continental português, que apresentou teste de despiste ao SARS-CoV-2 com resultado negativo à chegada e cuja análise realizada após o sexto dia produziu resultado positivo.

Na ilha de São Miguel, no contexto da investigação epidemiológica relacionada com uma cadeia de transmissão centrada no concelho da Ribeira Grande e reportada a 16 de novembro, foram diagnosticados cinco homens, com idades compreendidas entre 21 e 53 anos.

No âmbito da cadeia de transmissão relacionada com um estabelecimento de diversão para adultos em Ponta Delgada, foram detetados cinco casos positivos, referentes a quatro mulheres, entre 9 e 37 anos, e um homem de 34 anos.

Também na ilha de São Miguel foram diagnosticadas uma bebé, de 2 anos, e uma mulher de 71 anos, estando os casos em investigação epidemiológica.

Na ilha Terceira, no contexto de uma cadeia de transmissão centrada no concelho da Praia da Vitória e reportada a 17 novembro, foram diagnosticados uma mulher, de 67 anos, e sete homens, com idades compreendidas entre 1 e 60 anos.

No âmbito da cadeia de transmissão associada a um restaurante na freguesia de São Mateus, foram detetados três casos positivos, referentes a uma mulher, de 27 anos, e dois homens, de 36 e 40 anos.

Foi ainda diagnosticada com covid-19, na ilha Terceira, uma mulher, de 43 anos, decorrente do rastreio periódico realizado a profissionais de saúde, estando o caso em investigação epidemiológica.

Foram registadas 12 recuperações, sendo uma na ilha de Santa Maria, de um homem, de 37 anos, sete na ilha de São Miguel, correspondentes a quatro mulheres, com idades entre 21 e 42 anos, e homens, com idades compreendidas entre 20 e 67 anos, uma na ilha Terceira, designadamente um homem, de 24 anos, e três na ilha de São Jorge, referentes a mulheres, entre 24 e 28 anos.

Deste modo, o total de casos recuperados nos Açores ascende a 372.

A região conta agora com 14 cadeias de transmissão extintas e 15 cadeias de transmissão ativas, sendo nove na ilha de São Miguel, quatro na ilha Terceira, uma partilhada entre a ilha de São Miguel e a ilha de São Jorge e uma na ilha de São Jorge.

Até ao momento, foram detetados na região 704 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, verificando-se atualmente 372 casos recuperados e 239 casos positivos ativos, dos quais 190 na ilha de São Miguel, 43 na ilha Terceira, três na ilha de São Jorge, um na ilha do Pico e dois na ilha do Faial.

DL

Categorias: Saúde

Deixe o seu comentário