Tudo a postos para o Campeonato da Europa de Patinagem Artística 2018

A Cidade de Lagoa recebe, nos próximos dias, o Campeonato da Europa de Patinagem Artística 2018, cuja organização é do World Skate Europe, da Federação de Patinagem de Portugal e da Associação de Patinagem de São Miguel. Uma prova que conta com o apoio do Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional do Turismo, e da Câmara Municipal de Lagoa, entre outras entidades.

Ao todo serão 223 atletas que irão representar 13 países, sendo que, no total, são esperadas mais de 400 pessoas, entre atletas, equipas técnicas e comités organizadores.

A Cidade de Lagoa será inundada da nata da patinagem europeia, oriunda de países como Espanha, França, Itália, Eslovénia, Suiça, Holanda, Reino Unido, Dinamarca, Alemanha, Israel, Roménia, Rússia e Portugal.

A Escola Secundária de Lagoa será o palco deste gigantesco evento, o primeiro nas ilhas dos Açores, de 31 de agosto a 8 de setembro. Por calcular ficam todos aqueles que deslocar-se-ão para assistir à competição, desde fãs, voluntários, familiares, entre outros, também oriundos de toda o continente europeu.

Segundo José Pires, Vice presidente da Federação Portuguesa de Patinagem, a vinda desta prova até à Lagoa é a prova que os Açores têm competência para uma organização deste calibre, sendo que a federação na tem dúvidas que será sucesso.

A seleção portuguesa é constituída por 31 atletas. José Pires acredita que muitos serão os pódios alcançados, até porque esta é uma seleção que está no ranking dos três melhores da Europa.

A representar Portugal está o patinador do Clube de Patinagem de Santa Cruz, Daniel Moniz, sendo que esta é a primeira vez que irá competir em casa num Campeonato Europeu, naquela que é a sua segunda internacionalização, depois da participação no Mundial no ano passado, na China.

Daniel Moniz diz que será uma participação muito especial pois pode participar com o apoio dos colegas, família e amigos. “Será um misto de emoções, com alegria e pressão, pois não pretendo desiludir ninguém”.

O atleta da Lagoa garante que irá dar o seu melhor e pretende chegar ao pódio, caso não consiga, se alcançar o top 5 também será uma vitória.

A sua participação no ano passado no Mundial realizado na China, Daniel Moniz diz que irá contribuir para a sua participação no Europeu até porque, segundo recorda, esta será uma segunda ronda do mundial pois os atletas serão quase os mesmos.

Em contagem decrescente para o início da prova, o atleta do Clube de Patinagem de Santa Cruz admite sentir a pressão, mas sente-se feliz e ansioso.

Daniel Moniz diz que irá arriscar um pouco no seu programa curto para depois, no programa longo, poder dar o seu melhor, para obter o melhor lugar possível.

Por seu turno, o Presidente da Associação de Patinagem de São Miguel, José Raimundo, recorda que a associação tem vindo a promover o evento, naquela que é também uma promoção da própria modalidade, assim como o destino Açores.

No Campeonato Europeu todos os clubes da ilha estão empenhados, com participação de voluntários dos vários clubes, que estarão enquadrados com todo a a prova que decorre durante todo o dia, entre as 07h00 e as 23h00. ”Todos os clubes estão envolvidos, o que me satisfaz, assim todos sentem-se envolvidos, e podem aproveitar o nível da prova, e tirar também algum proveito”, realçou ao Diário da Lagoa.

Quanto ao Pavilhão da Escola Secundária de Lagoa, que irá acolher a prova, José Raimundo realça que o espaço irá mostrar a todos o que de melhor São Miguel e os Açores têm para oferecer, em termos de beleza natural.

O Presidente da Associação destacou ainda o importante esforço do Governo e da Câmara Municipal na resolução dos problemas de infiltrações que o pavilhão sofria, assim como melhoramento do piso, por forma a dar as melhores condições para o sucesso da prova.

Segundo José Raimundo, “neste aspeto a região ficou a ganhar, dando uma imagem daquilo que temos ganhando igualmente a escola que fica agora com um problema de longa data resolvido”.

DL

Categorias: Desporto, Local

Deixe o seu comentário