Vasco Cordeiro anuncia criação de Banco Regional de Equipamentos para apoio a pessoas com mobilidade reduzida

O Presidente do Governo anunciou que, até ao final deste ano, vai ser criado um Banco Regional de Equipamentos de Apoio, destinado a disponibilizar a pessoas com mobilidade reduzida ajudas técnicas como camas articuladas, cadeiras de rodas e andarilhos.

Vasco Cordeiro falava na inauguração dos Centros de Dia e de Noite do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Ajuda, um investimento superior a meio milhão de euros que vai servir mais de três dezenas de idosos desta zona do concelho de Ponta Delgada.

Na sua intervenção, o Presidente do Governo dos Açores destacou ainda outra medida de apoio social que pretende melhorar a qualidade de vida dos idosos e das pessoas com mobilidade reduzida na Região.

Feito o trabalho de levantamento das barreiras existentes nas residências de Açorianos com mobilidade reduzida, “vamos intervir em cerca de duas centenas de habitações de várias ilhas até 2019, adaptando-as às suas necessidades, sejam elas rampas, adaptações para circulação de cadeiras de rodas ou outras pequenas intervenções que, na prática, farão toda a diferença ao nível da mobilidade”, sublinhou Vasco Cordeiro.

Segundo disse, o Governo dos Açores está, por outro lado, determinado em reforçar as respostas de apoio alternativo à integração em lar, apoiando a permanência dos idosos nas suas casas através de uma série de medidas concretas, como o alargamento do apoio domiciliário e da implementação do Serviço de Teleassistência.

Neste âmbito, o Presidente do Governo recordou que, no início deste ano, foi anunciado o reforço da capacidade de acolhimento em estruturas residenciais em São Miguel, o que já foi concretizado com a disponibilização de mais cerca de 30 vagas em lar que já estão ao serviço dos idosos.

Nesse sentido, Vasco Cordeiro apontou o exemplo do Complemento Regional de Pensão – o chamado ‘cheque pequenino’ -, que representa um apoio anual superior a 24 milhões de euros para cerca de 35 mil idosos da Região, assim como o COMPAMID, um apoio à aquisição de medicamentos que beneficiou quase 5.000 idosos no último ano.

Relativamente aos Centros de Dia e Noite hoje inaugurados, o Presidente do Governo salientou que constituem mais um bom exemplo das parcerias que são firmadas com cerca de 230 instituições em todas as ilhas da Região.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário