Vasco Cordeiro anuncia criação de Polos Locais de Desenvolvimento e Coesão Social em toda a Região

Vasco-Cordeiro-Apoio-Social-Açores

O Presidente do Governo dos Açores anunciou a criação de Polos Locais de Desenvolvimento e Coesão Social em toda a Região, envolvendo diversas instituições e parceiros, para permitir a rentabilização das valências sociais existentes, servindo assim, cada vez melhor, os seus utentes.

O Presidente do Governo falava, na ilha Terceira, na inauguração do Centro de Dia e de Convívio da Casa do Povo de Porto Judeu, com uma capacidade global para 80 utentes, num processo que permitiu ainda requalificar o Serviço de Apoio ao Domicílio, num investimento público de cerca de três milhões de euros.

Vasco Cordeiro salientou que, após a experiência-piloto que decorreu na freguesia de Arrifes, o Governo dos Açores pretende estender estes Polos Locais de Desenvolvimento e Coesão Social a toda a Região, no sentido de rentabilizar, cada vez mais, as infraestruturas que já existem, assim como outras que venham a ser construídas.

Na ocasião, o Presidente do Governo salientou, por outro lado, que, no momento em que, ao nível do país, se discute tanto a intensidade dos apoios sociais, o Executivo Regional entende que “é este o caminho que deve seguir, gerindo os recursos para apoiar aqueles que já deram uma vida de trabalho, de esforço e de dedicação à Região nas várias áreas”.

O Presidente do Governo apontou o exemplo da área da terceira idade, que, ao longo da última década, assistiu a um reforço de verbas em cerca de 35 por cento.

Nesse sentido, o Presidente do Governo anunciou que está prevista a construção de mais cinco centros de dia nas ilhas do Faial, S. Miguel e Terceira, que representam um investimento de mais de seis milhões de euros e que vão permitir criar mais cerca de 120 vagas.

A este investimento acresce, entre outros, um conjunto de outros investimentos destinados aos Serviços de Apoio ao Domicilio nas ilhas do Corvo, Graciosa e Flores.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário