Viola da Terra deixa Saudades na “III Mostra Internacional de Violas de Arame do Brasil”

© DR

A “III Mostra de Violas de Arame do Brasil” decorreu de 25 a 27 de março numa edição especial, Minas – Portugal, em formato online, e onde a Viola da Terra participou pela primeira vez.

Durante três dias de programação a Viola de Arame de Portugal e do Brasil foi apresentada por alguns dos seus mais renomeados executantes e representantes.

Rafael Carvalho apresentou a Viola da Terra ao público do Brasil, escolhendo um repertório ligado à tradição popular, trazendo o “Pezinho Velho” e o toque da “Desgarrada”, passando pela “Saudade” e a sua grande relação à Viola, à Emigração, e aos Corações da Viola: o que parte e o que fica. No seu Concerto, do passado dia 26 de Março, Rafael Carvalho finalizou com a “Chamarrita Zaragateira”, Tradicional de Santa Maria, num arranjo seu onde combina o ponteado com o polegar com o rasgado.

Apesar de já ter quase duas dezenas de temas originais gravados o músico açoriano optou por apresentar um repertório mais ligado à tradição e às técnicas tradicionais do instrumento.

A mostra terminou este sábado, dia 27 de março, com as palestras, onde os músicos falaram das afinações de cada Viola, dos toques mais característicos, do contexto e repertório existente.

Rafael Carvalho falou da Viola de 12 e 15 cordas dos Açores, das técnicas do Polegar, Indicador e Rasgado existentes nas diferentes Ilhas, e da vitalidade atual da Viola e até o seu ensino nos conservatórios da região.

O evento, produzido pela Viola Brasil Produções, contou com Chico Lobo, Fernando Sodré, Rodrigo Delage, e Wilson Dias, com a “Viola Caipira” do Brasil. De Portugal os músicos Pedro Mestre com a Viola Campaniça, Roberto Moniz com a Viola de Arame Madeirense e Rafael Carvalho com a Viola da Terra dos Açores.

Em nota enviada às redações, a associação revela que “se a pandemia permitir pretende-se dar continuidade ao Encontro de Violas de Arame, no final do ano, no Alentejo, mas, antes disso, a Associação de Juventude Viola da Terra pretende concretizar um evento online, com várias Violas de Arame, antes do final do Verão”.

DL

Categorias: Cultura

Deixe o seu comentário