Vítor Fraga afirma que ‘Trail Run’ leva produto diferenciado do turismo açoriano aos quatro cantos do Mundo

Vitor-Fraga-Alexandre-Gaudencio-Ribeira-Grande-azores-trail-run

O Secretário Regional do Turismo e Transportes salientou a importância que os eventos de ‘Trail Run’ têm para o Destino Açores, ao permitirem levar o nome da Região a todo o Mundo, ao mesmo tempo que divulgam uma imagem do Turismo de Natureza em que os Açores cada vez mais se tornam uma referência. 

Vítor Fraga, em declarações na apresentação do ‘Eco Trail Run Azores’, afirmou que este tipo de provas é uma atividade que tem vindo a crescer, refletindo as novas tendências de procura, às quais a Região está atenta, levando a uma aposta nestes eventos, que têm uma identificação clara com os principais produtos turísticos do arquipélago.  

O titular da pasta do Turismo destacou o ‘Trail Run’ como uma atividade que tira partido dos trilhos pedestres, um dos principais produtos turísticos regionais, sendo transversal a todas ilhas. 

Nos Açores existem atualmente 80 trilhos, com uma extensão total superior a 716 quilómetros, todos com homologação, contribuindo assim para o reconhecimento internacional na oferta deste produto. 

“Ainda recentemente, no âmbito da elaboração do Plano Estratégico do Turismo e do Plano de Marketing com o Horizonte 2020, dos estudos que foram efetuados verifica-se que 51% dos turistas que nos visitam, procuram os nossos trilhos pedestres”, indicou Vítor Fraga para destacar a popularidade deste produto. 

O Secretário Regional lembrou ainda aos promotores dos trilhos a importância de submeterem os seus percursos a homologação, permitindo assim o desenvolvimento contínuo deste produto, realçando também que muitos dos trilhos “são bons exemplos da concertação de esforços entre entidades públicas e privadas na construção do Destino Açores”. 

Realçando a aposta neste tipo de eventos, Vítor Fraga lembrou que a Região, a par do ‘Azores Trail Run’, disputado no Faial, vai apoiar a primeira edição do ‘Azores Triangle Adventure’, que decorrerá nas ilhas de São Jorge, Pico e Faial. 

No percurso desta prova, segundo Vítor Fraga, a altitude total percorrida “é equivalente à subida do Evereste, o que dá bem mostra das potencialidades que temos nas nossas ilhas para ter um produto diferenciado”. 

Em fevereiro de 2016, os Açores serão palco do ‘Columbus Azores Trail Run’, primeira prova do género em Santa Maria, que terá lugar num novo produto turístico existente nesta ilha, a Grande Rota de Santa Maria. 

Vítor Fraga destacou que o ‘Trail Run’ é uma modalidade que pode ser praticada com qualquer condição atmosférica, deixando um repto para que estas iniciativas “privilegiem a época baixa, porque serão certamente um bom contributo para atenuar os efeitos da sazonalidade que afetam o nosso destino”. 

O Secretário Regional reafirmou, por outro lado, o objetivo dos Açores em se tornarem o melhor destino de natureza do país e uma referência em turismo náutico na próxima década.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário